Rádio Portal 98,9 FM

Sabado, 24 de Fevereiro de 2024

Notícias Bataguassu

Centro de Hemodiálise de Bataguassu retomará os atendimentos ainda em fevereiro

Unidade de saúde que atende pacientes renais crônicos estava interditada desde dezembro de 2023 por causa de um vazamento.

Centro de Hemodiálise de Bataguassu retomará os atendimentos ainda em fevereiro
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Centro de Hemodiálise “Dolores Sanches Dias”, localizado em Bataguassu, deve voltar a funcionar ainda em fevereiro. A unidade de saúde, que atende 23 pacientes renais crônicos do município, estava interditada desde a segunda quinzena de dezembro de 2023, devido a um vazamento que danificou a estrutura física do prédio. Os pacientes foram transferidos para o Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio (SP), onde continuam recebendo o tratamento três vezes por semana [segunda, quarta e sexta].

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), informou que a empresa Central Via Construtora, responsável pela obra do Centro de Hemodiálise concluída em 2020 e que está na garantia, realizou os reparos necessários no local, deixando o prédio público pronto para o retorno dos atendimentos de saúde. No entanto, para a desinterdição, o Corpo de Bombeiros exigiu algumas medidas para a adequação da estrutura física e a emissão do laudo técnico que autoriza a retomada dos atendimentos no local.

Entre as medidas solicitadas, o Corpo de Bombeiros propôs a realização de um curso de brigada de incêndio para capacitar os profissionais da Santa Casa e do Centro de Hemodiálise. A capacitação foi realizada na segunda-feira (6), na sede da 17ª Subgrupamento e teve carga horária de 8 horas, sendo um curso de nível intermediário, de acordo com a complexidade do local de atendimento de saúde.

📷 Micael Nunes / Assecom Prefeitura de Bataguassu 

O sargento Márcio Deknes, que ministrou o curso, explicou que o objetivo foi preparar os profissionais para serem brigadistas, ou seja, aquelas pessoas que dão a primeira resposta em um eventual sinistro. Ele disse que foram repassadas orientações sobre como manusear equipamentos de prevenção e combate ao incêndio, tais como extintores, hidrantes e mangueiras. Ele também afirmou que a previsão legal da obrigatoriedade do curso é baseada pela norma técnica 17 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso do Sul, que prevê a oferta desse tipo de treinamento anualmente.

📷 Micael Nunes / Assecom Prefeitura de Bataguassu 

Além disso, o curso abordou noções de primeiros socorros, massagem cardiorrespiratória, contenção de hemorragia, noções de evacuação, combate a pânico, entre outros temas.

A secretária municipal de Saúde, Ariele Rodrigues Jerônimo, disse que na quinta-feira, dia 8 de fevereiro, houve uma nova reunião com a equipe do Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio para acertar os detalhes sobre o retorno dos atendimentos em Bataguassu. “Tudo será feito com muita cautela visando o bem-estar dos pacientes atendidos pelo Centro de Hemodiálise, em Bataguassu. Nos próximos dias, nossos pacientes já estarão de volta em nosso município”, finalizou.

Com informações da Assecom Prefeitura de Bataguassu 

FONTE/CRÉDITOS: Por Redação Portal 98,9 FM 
Comentários:

Veja também

PEÇA AQUI A SUA MÚSICA